sexta-feira, 19 de junho de 2020

Questões de Genética: Primeira Lei de Mendel

01) (SUPREMA/2015) Observe o que se lê no rótulo de uma garrafa de Coca-Cola:
Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina
A fenilcetonúria (PKU) é uma doença hereditária transmitida por herança autossômica de um par de alelos, que impede o metabolismo do aminoácido fenilalanina, provocando seu acúmulo nos tecidos, inclusive no tecido nervoso. Em consequência, surge uma deficiência mental acentuada e incurável. Assim, crianças fenilcetonúricas, nos primeiros anos de vida, devem evitar alimentos que contêm fenilalanina, para não se tornarem deficientes mentais. Se um casal normal tiver um filho com esta doença pode-se concluir que
A) O gene causador da doença é dominante.
B) Os pais deste doente são homozigotos.
C) Há uma probabilidade de 50% para nascer outra criança doente.
D) Em 12 crianças nascidas de casais como este, provavelmente 3 serão doentes.

02) (FUVEST/2010) Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.
Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores
A) das três cores, em igual proporção.
B) das três cores, prevalecendo as cor-de-rosa.
C) das três cores, prevalecendo as vermelhas.
D) somente cor-de-rosa.
E) somente vermelhas e brancas, em igual proporção.

03) (UNIVAG/2016) A proporção 3 fenótipos amarelos para 1 fenótipo verde (3:1), obtida nas autofecundações de ervilhas híbridas realizadas por Gregor Mendel no século XIX, demonstrou
A) a base matemática científica para a descoberta do núcleo celular.
B) a existência de fatores pares na determinação de características hereditárias.
C) que a recombinação de alelos ocorre em função da permutação.
D) a função dos cromossomos como material genético dos organismos.
E) que as características hereditárias estão contidas no DNA dos organismos.

04) (UFSCar/2015) De forma técnica e científica, em laboratórios especializados, e de forma prática e cotidiana em criações de animais domésticos, são realizados cruzamentos que permitem verificar de forma simples a transmissão de características genéticas recessivas, como o albinismo, que envolve apenas um par de alelos. Suponha que um coelho macho não albino, com genótipo heterozigoto Aa, foi cruzado com uma fêmea albina aa. A partir desse cruzamento, a probabilidade de nascimento de um filhote albino é
A) de 100 %.
B) de 75 %.
C) de 50 %.
D) de 25 %.
E) nula.

05) (PUC-RS/2014.2) A doença de Gaucher, autossômica recessiva, afeta o metabolismo dos lipídios. O afetado, se não tratado, tem aumento do fígado e do baço, anemia, diminuição de plaquetas e de glóbulos brancos, desgaste ósseo, fadiga, cansaço e atraso de crescimento. É correto afirmar que um paciente com esta doença transmite o gene defeituoso para
A) seus filhos homens, apenas.
B) suas filhas mulheres, apenas.
C) 25% de sua descendência, apenas.
D) 50% de sua descendência, apenas.
E) 100% de sua descendência

06) (UFV/2005) Frutos com fenótipo “Violeta” são os únicos resultantes de herança do tipo dominância incompleta entre cruzamentos de plantas com fruto “Roxo” e plantas com fruto “Branco”. Foram obtidas, de um cruzamento entre heterozigotas, 48 plantas. Espera-se que a proporção fenotípica do fruto entre as plantas descendentes seja:
A) Violeta (0): Roxo (36): Branco (12).
B) Violeta (12): Roxo (24): Branco (12).
C) Violeta (24): Roxo (12): Branco (12).
D) Violeta (36): Roxo (12): Branco (0).
E) Violeta (48): Roxo (0): Branco (0).

Gabarito das Questões sobre Primeira Lei de Mendel – Parte 1

01) Se um casal normal tiver um filho com a doença, isso significa que o alelo causador da doença é recessivo (ele estava presente nos pais, mas não se manifestava). Dessa forma, os pais obrigatoriamente serão heterozigotos (Aa x Aa).
Fazendo o cruzamento Aa x Aa, tem-se: 1 AA; 2 Aa; 1 aa (portador da fenilcetonúria).
Logo, para cada 12 descendentes do casal, espera-se que 3 sejam portadores de fenilcetonúria (12 x ¼ = 3) .
Resp.: D

02) A questão aborda herança sem dominância. Os indivíduos com flores vermelhas têm genótipo VV; com flores cor de rosa têm genótipo VB e com flores brancas têm genótipo BB.
Do cruzamento de plantas com flores cor de rosa (VB x VB) resulta a seguinte proporção fenotípica:
25% dos descendentes com flores vermelhas (VV)
50% dos descendentes com flores cor de rosa (VB)
25% dos descendentes com flores brancas (BB
Resp.: B

03) A proporção fenotípica 3:1, verificada nos descendentes provenientes de um cruzamento entre 2 indivíduos heterozigotos (com dominância entre os alelos) acaba por comprovar a ocorrência de 2 alelos (fatores pares) para cada característica, sendo que em cada gameta ocorre apenas 1 desses fatores.
Resp.: B

04) Cruzando-se um indivíduo de genótipo Aa (heterozigoto) com outro de genótipo aa, tem-se:
Aa x aa à 2 Aa e 2 aa (50% dos descendentes não albinos e 50% dos descendentes albinos).
Resp.: C

05) Como a doença de Guacher é autossômica recessiva, isso significa que uma pessoa portadora dessa doença terá genótipo gg. Assim, todos os seus gametas carregarão uma cópia do alelo g. Portanto, um portador dessa doença transmitirá o alelo (gene) a 100% de seus descendentes.
Resp.: E

06) Trata-se de um caso de herança sem dominância.
Neste caso, adotaremos: RR = Roxo; RB = violeta; BB = branco.
Cruzando-se RB x RB (dois indivíduos heterozigotos), tem-se:
1 RR (roxo)
2 RB (violeta)
1 BB (branco).
Como foram obtidos 48 descendentes:
¼ x 48 = 12 roxos
½ x 48 = 24 violetas
¼ x 48 = 12 brancos
Resp.: C

Questões de Genética: Primeira Lei de Mendel – Parte 2

01) (UFU) Em cobaias, a pelagem albina é condicionada por um gene recessivo a, enquanto o pelo escuro é um caráter determinado pelo alelo dominante A. Um casal heterozigoto procria um descendente escuro, que é submetido a um retrocruzamento. Qual a probabilidade de nascer uma fêmea albina deste retrocruzamento?
A) zero
B) 1/6
C) 1/8
D) 1/4
E) 1/12

02) (Coluni/2009) Muitas das nossas características fenotípicas, como a cor dos olhos, o formato do rosto e o tipo de cabelo, são definidas pelos genes que possuímos. Outras características, como nossa altura ou peso, não dependem unicamente dos genes que herdamos de nossos pais, mas também da interação desses genes com o ambiente.
Um exemplo de fenótipo unicamente definido por nossos genes, combinados na forma de pares de genes alelos, está representado no quadro abaixo.

Genes alelosFenótipo
ANão albino
aAlbino

Um casal, em que marido e mulher não são albinos, foi a uma escola matricular uma criança albina.

Surgiram várias hipóteses a respeito desse acontecimento. Assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE esse fato:
A) A criança não seria filha biológica do casal, pois nenhum dos pais possui o gene alelo “a”, não podendo, portanto, ter uma criança albina.
B) A criança seria filha biológica do casal, considerando que ambos os pais possuem tanto o gene alelo “A”, quanto o gene alelo “a”.
C) A criança seria filha biológica de um dos membros do casal, pois apenas o gameta de um dos pais possui o gene alelo “a”.
D) A criança seria filha biológica do casal, pois um dos membros do casal possui os dois genes alelos “A” e o outro possui os dois genes alelos “a”.

03) (UECE/2016) As doenças ligadas à genética são muitas e variadas, e algumas dessas patologias aparentam não ter muita importância, uma vez que não são  quantitativamente significantes, como é o caso da polidactilia. Há uma variação muito grande em sua expressão, desde a presença de um dedo extra, completamente desenvolvido, até a de uma simples saliência carnosa. Distinguem-se dois tipos de polidactilia: a pós–axial, do lado cubital da mão ou do lado perineal do pé, e a pré–axial, do lado radial da mão ou tibial do pé.

No que concerne à polidactilia, é correto afirmar que
A) se trata de uma hereditariedade autossômica  dominante, onde somente um sexo é afetado.
B) se trata de uma hereditariedade autossômica  dominante, que se manifesta em heterozigóticos e afeta tanto indivíduos do sexo masculino quanto do sexo feminino.
C) os indivíduos do sexo feminino a transmitem  em maior proporção do que os indivíduos do  sexo masculino.
D) os filhos normais de um indivíduo com  polidactilia terão, por sua vez, todos os seus
filhos saudáveis.

04) (IFBA/2016) As pessoas com albinismo, infelizmente, sofrem muito preconceito. A reportagem intitulada “Violência e preconceito: a perseguição aos albinos na África do Sul” relata a situação enfrentada por estas pessoas e suas famílias, como podemos observar na fala da mãe de um menino albino, moradores da região: “Eu posso lidar com os problemas de pele, de visão e até de preconceito, apesar de machucar. Mas me apavoro em pensar que meus filhos são alvos de caçadores”. A representante do Departamento de Educação Básica da África do Sul garante que o governo já está tentando reverter essa realidade através de um programa social. Sobre a doença albinismo, considere as afirmativas.
I. A consaguinidade, ou seja, o cruzamento entre indivíduos aparentados, pode aumentar a probabilidade de o filho deste casal possuir o albinismo.
II. O albinismo é uma característica geneticamente determinada com padrão de herança autossômico recessivo, ou seja, para portar a doença, a pessoa deve herdar dois alelos com mutação, um do pai e outro da mãe.
III. O albinismo é uma condição cuja causa é uma mutação genética que resulta em pouca ou nenhuma produção de colágeno, que é o pigmento produzido pelas células chamadas de melanócitos encontradas na pele e nos olhos.

Dentre as afirmações relativas ao albinismo, assinale:
A) se somente I estiver correta.
B) se somente I e II estiverem corretas.
C) se somente I e III estiverem corretas.
D) se somente II e III estiverem corretas.
E) se I, II e III estiverem corretas.

05) (Fac. Pequeno Principe/2016) Em Angola, há um número grande de indivíduos com anemia falciforme. Por isso, foram criadas campanhas para conhecimento dos sintomas e tratamento dessa condição, como a mostrada na figura a seguir:

Essa doença é causada por um alelo que condiciona a formação de moléculas anormais de hemoglobina, com pouca capacidade de transporte de oxigênio. As hemácias que não transportam oxigênio normalmente têm um formato semelhante ao de uma foice e, por isso, são chamadas de falciforme. Os indivíduos homozigotos dominantes são normais, ao passo que os heterozigóticos são ligeiramente anêmicos, mas sobrevivem, embora com menor viabilidade em relação aos homozigóticos dominantes. Os indivíduos homozigotos recessivos morrem de anemia na infância. Do cruzamento entre um indivíduo normal e outro com anemia falciforme, qual a chance do casal ter uma filha com anemia falciforme?
A) 0%.
B) 25%.
C) 50%.
D) 75%.
E) 100%.

06) (São Lucas/2015.2 – Medicina) Mirabilis jalapa é uma espécie conhecida por flor maravilha. Suas pétalas podem apresentar cor vermelha ou branca.
Mas quando essas flores de cores distintas são cruzadas originam outra com característica intermediária de cor rosa.
Esse tipo de relação em que os indivíduos heterozigóticos apresentam fenótipo intermediário entre os dos homozigóticos é conhecido por
A) pleiotropia.
B) codominância.
C) interação gênica.
D) dominância completa.
E) dominância incompleta.

Gabarito das Questões sobre Primeira Lei de Mendel – Parte 2

01) Casal heterozigoto: Aa x Aa

Aa
AAAAa
aAaaa

Descendentes: AA (escuro); Aa (escuro); Aa (escuro); aa (albino).
Um descendente escuro foi retrocruzado (cruzado com um dos parentais).
Observe que não se pode afirmar o genótipo do descendente escuro (AA ou Aa).
Aí vem uma condição: a questão pede a probabilidade de surgir uma fêmea albina (aa).
Acontece que para nascer uma fêmea albina, o descendente escuro usado no retrocruzamento precisa de ser Aa.
A probabilidade deste descendente escuro ser Aa é 2/3 (ele não é aa, por isso, exclui-se da probabilidade).
Fazendo o cruzamento: Aa (descendente escuro) x Aa (um dos parentais), tem-se o cruzamento acima. A probabilidade de nascer um descendente albino é de ¼.
Como a probabilidade do descendente escuro usado no cruzamento ser Aa é de 2/3 e a probabilidade de nascer fêmea é ½, temos:
P = ¼ x 2/3 x ½ à P = 1/12
Resp.: E

02) Pais normais e criança albina: albinismo é característica recessiva e os pais são heterozigotos.
Resp.: B

03) A polidactilia é uma condição genética determinada por um alelo autossômico dominante; por ser autossômico, afeta tanto homens como mulheres na mesma proporção.
Resp.: B

04) I. Verdadeiro. Nos casamentos consanguíneos há uma maior probabilidade de nascimentos de filhos portadores de doenças condicionadas por alelos recessivos (os pais têm avós em comum).
II. Verdadeira.
III. Falsa. A coloração da pele é devida à melanina.
Resp.: B

05) Indivíduo normal: AA
Indivíduo com anemia falciforme: Aa (aa morre na infância).
Cruzando-se AA x Aa, tem-se: 2 AA (normais) e 2 Aa (com anemia falciforme).
Como a questão pede a probabilidade de nascer uma menina com anemia falciforme:
P = ½ (chance de nascer menina) x ½ (chance de ser portadora da doença) = ¼ (25%).
Resp.: B

06) Tem-se aqui um caso de herança sem dominância do tipo dominância incompleta (ou herança intermediária), em que o heterozigoto manifesta um fenótipo intermediário entre os dois homozigotos.
Na codominância (opção B) o heterozigoto manifesta os dois fenótipos (a flor seria manchada de vermelha e branca).
Resp.: E

Fonte:

https://www.vestibulandoweb.com.br/educacao/biologia/questoes-genetica-primeira-lei-de-mendel-2/

Questões sobre Genótipo e Fenótipo

01) (Enem/2009) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.
Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:
A) os genótipos e os fenótipos idênticos.
B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
C) diferenças nos genótipos e fenótipos.
D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

02) (UFC) Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
A) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
B) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
C) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
D) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
E) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.

03)(UFMG) Um estudante de 23 anos, doador de sangue tipo universal, é moreno, tem estatura mediana e pesa 85Kg.
Todas as alternativas apresentam características hereditárias desse estudante que são influenciadas pelo ambiente, EXCETO
A) cor da pele
B) peso
C) altura
D) grupo sanguíneo

04) (Unisinos/2013) Na genética clássica, existe uma série de conceitos que são fundamentais ao entendimento dos padrões de hereditariedade entre as espécies. Relacione as colunas a seguir, indicando a que conceito corresponde cada termo.

TermoConceito
1) Genes alelos( ) constituição gênica de um indivíduo
2) Heterozigose( ) indivíduos que apresentam dois alelos diferentes de um gene
3) Fenótipo( ) genes presentes nos mesmos locais nos cromossomos homólogos
4) Genótipo( ) características manifestadas por um indivíduo

A ordem correta da numeração da segunda coluna, de cima para baixo, é
A) maior obesidade porque resulta em maior absorção de glicídios.
B) menor ação de genes porque leva à falta de aminoácidos para a produção de proteínas.
C) dificuldade de reprodução celular, devido à dificuldade de duplicação de DNA.
D) problemas no desenvolvimento, uma vez que a transcrição e a tradução de genes estará prejudicada.
E) tendência a grande atividade metabólica com grande perda de energia.

05) (Unicamp) Ao estudar a distribuição de uma espécie de planta da família dos girassóis em altitudes crescentes na costa oeste dos Estados Unidos, pesquisadores observaram que essas plantas apresentavam um gradiente decrescente de tamanho. Sementes dessas plantas foram coletadas nas várias altitudes e plantadas em uma mesma região localizada ao nível do mar. Após um determinado tempo de crescimento, as plantas resultantes foram medidas e os dados obtidos no experimento são mostrados no gráfico A:

a) Explique o resultado obtido, expresso no gráfico A.
b) Se o resultado do experimento tivesse sido o representado no gráfico B, qual seria a interpretação?

Gabarito das Questões sobre Genótipo e Fenótipo

01) As diferenças observadas nas folhas dos dois grupos são devidas à ação do ambiente; são diferenças fenotípicas. O conjunto de alelos de cada planta (seu genótipo) não sofreu alteração. Como as plantas foram obtidas por clonagem, todas elas possuem o mesmo genótipo.
Resp.: B

02) Como são gêmeos idênticos, possuem o mesmo patrimônio genético. Dessa forma, a melhor explicação para essas diferenças é que a expressão das características herdadas depende de uma interação entre os genes e o ambiente.
Resp.: B

03) Dentre as opções citadas, o grupo sanguíneo do indivíduo não sofre alteração do ambiente. Já a altura, peso e cor da pele podem sofrer influência do meio.
Resp.: D

04) Genes alelos: genes que ocupam o mesmo local em cromossomos homólogos.
Heterozigoto (híbrido): indivíduo com alelos diferentes para um gene (ex.: Bb)
Fenótipo: o que se “vê” de um indivíduo para certa característica (ex.: pele escura; olho azul)
Genótipo: conjunto de alelos para certa característica OU constituição gênica para um indivíduo.
Resp.: E

05) A) Os resultados do gráfico permitem concluir que a característica “tamanho das plantas” é determinada geneticamente. Isso porque sementes coletadas em diferentes altitudes, colocadas para germinar todas ao nível do mar, portanto nas mesmas condições, apresentaram fenótipos distintos.
B) Se o resultado fosse o descrito pela curva do gráfico B, concluiríamos que a característica “tamanho das plantas” é dependente do ambiente, e não determinada geneticamente.

Exercícios sobre a água 6º ano ciências fundamental.


1) Em algumas situações, além da filtragem, a água para beber ou para lavar alimentos, louças e talheres também precisa ser fervida ou clorada, isto é tratada com produtos à base de cloro. Esse tratamento é obrigatório quando a água:

a) vem de uma estação de tratamento.

b) foi analisada em laboratórios.

c) não vem de uma estação de tratamento.

d) é considerada de boa qualidade para consumo.
Resposta: c

2) A produção de água potável é cara: a água dos rios ou de outras fontes precisa passar pelas estações de tratamento e depois ser distribuída para a população. Por isso todos devemos procurar economizar. Julgue uma medida que devemos tomar para evitar o desperdício desse precioso líquido.

a) Deixar torneiras abertas sem necessidade.

b) Não ligar para vazamentos ou torneiras pingando.

c) Deixar as torneira aberta enquanto escova os dentes.

d) Ficar no banho somente o tempo necessário.
Resposta d

3) Quando se mistura um pouco de sal na água, tem a impressão de que ele, o sal, desapareceu. Esse tipo de mistura, em que uma substância se dissolve em outra, é chamada:

a) suspensão.

b) solução.

c) destilada.

d) heterogênea.
Resposta: b

4) Assinale V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.
a) ( ) em nosso planeta encontramos água nos três estados físicos: estado líquido, estado solido, estado gasoso.
b) ( ) Cerca de 3/4 da superfície da terra é coberta por água.
c) ( ) A passagem da água ou de qualquer outra substância do estado líquido para o estado gasoso é chamada fusão.
d) ( ) A água dos oceanos é salgada: contem muito sais minerais. Um deles é o cloreto de sódio.
e) ( ) Um dos fatores que possibilitam o surgimento e a manutenção da vida na Terra é a existência da água.
f) ( ) Nas plantas, a água participa, por exemplo, somente da fotossíntese.
g) ( ) A excreção necessita da água para eliminar resíduos das células, ou seja transportar para fora do corpo as substâncias que devem ser eliminadas.
a(v)     b(v)      c(f)     d(v)   e(v)      f(f)      g(v)

5) A água que brota das fontes do subsolo chama-se
a) água mineral.

b) água destilada.

c) água pura.

d) água potável.
Resposta: a

6) Considerando as características da água potável, é incorreto afirmar que ela é
a) destilada.

b) insípida.

c) inodora.

d) incolor.
Resposta: a

 Responda: 
1) De onde vem a água que consumimos?
Resposta esperada; mananciais, rios, represas, poços artesianos e outros.

2) Você concorda que existe muita água no planeta?
Resposta pessoal

3) Quais as formas que a água se apresenta?
Resposta: líquida; água da torneira em temperatura ambiente
sólida; nas geleiras, neve ou granizo.
gasosa; vapor de água na atmosfera.

4) Em qual dessas formas encontramos a água com mais frequência?
Resposta: é muito comum encontrarmos a água na forma líquida, sólida ou mesmo gasosa.
Dependendo da região em que nos encontramos.

5) A água é visível nessas três formas? Explique.
Não. a água na forma gasosa não é visível. O vapor de água é invisível.

6) De onde vem a chuva?
Resposta: Sob a ação dos ventos e dos raios solares, a água dos rios, lagos e oceanos evapora. O vapor de água sobe e, ao encontrar camadas frias na atmosfera, condensa-se e forma nuvens. As nuvens são compostas de uma grande quantidade de gotículas de água. A água presente nas nuvens precipita-se sobre a superfície na forma de chuva, neve ou granizo.

7) Para onde vai a água?
Resposta: Parte da água que cai no solo torna a evaporar, outra parte escorre atingindo os rios e os mares. Uma certa quantia infiltra na terra formando os aquíferos subterrâneos.

8) Por que as roupas que colocamos no varal secam?
Resposta: Porque com a ação do sol e do vento a água presente na roupa se transforma em vapor deixando a roupa seca.

9) As roupas colocadas no varal secam mais rápidas, esticadas ou dobradas?
Resposta: esticadas. Um dos fatores que determina a velocidade de evaporação de um líquido é a superfície de contato com o ar. Quanto maior a superfície de contato maior a velocidade da mudança de fase.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Questões comentadas sobre Fungos

01) (Fuvest/2018) No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que

A) são sapróbias, fundamentais na ciclagem dos nutrientes, pois sintetizam açúcares a partir do dióxido de carbono do ar.
B) são parasitas, procariontes heterotróficos que absorvem compostos orgânicos produzidos pelos organismos hospedeiros.
C) são comestíveis, pertencentes a um grupo de fungos primitivos que não formam corpos de frutificação.
D) formam, com as raízes de plantas, associações chamadas micorrizas, mutuamente benéficas, pela troca de
nutrientes.
E) realizam respiração, na presença de oxigênio, e fotossíntese, na ausência desse gás, sendo, portanto, anaeróbias facultativas.

02) (UDESC/2014) Analise as proposições em relação aos fungos.

I. Os basidiomicetos são fungos conhecidos como cogumelos e orelhas-de-pau por apresentarem o corpo de frutificação denominado basidiocarpo, a exemplo, champignon.
II. Os deuteromicetos são fungos com corpos de frutificação em forma de base, formando projeções denominadas basidiósporos, os quais darão origem aos micélios, a exemplo, os bolores.
III. Os ascomicetos são fungos que possuem asco (saco), onde são formados os esporos na reprodução sexuada, a exemplo, o Saccharomyces cerevisae usado na fabricação de bebidas alcoólicas.
IV. Os zigomicetos são fungos autotróficos filamentosos que vivem no solo como decompositores ou parasitas e apresentam estrutura assexuada característica denominada zigosporângio.

Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

03) (UFRR) O fermento biológico, o mofo que ataca os alimentos e os cogumelos comestíveis são organismos que pertencem ao Reino Fungi. Com relação a este grupo de organismos indique as proposições verdadeiras:

I . todos são clorofilados;
II . nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas para o substrato, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua absorção pelo organismo;
III . são eucariontes, unicelulares ou multicelulares;
IV . são utilizados na produção industrial de iogurtes;
V . possuem glicogênio como reserva nutritiva;
VI . alguns são utilizados para produção de antibióticos.

A) I, III, VI e V
B) II, III, V e VI
C) II, III e IV
D) II e V
E) I e IV

04) (PUC-Campinas/2017-2) Os fungos já foram considerados vegetais e, de fato, ambos apresentam algumas características em comum. No entanto, apenas fungos apresentam

A) células com complexo golgiense.
B) formação de ATP na cadeia respiratória.
C) membrana celular lipoproteica.
D) via glicolítica no citoplasma celular.
E) glicogênio como reserva energética.

05) (UFV) Observe a figura seguinte que representa a estrutura de um fungo:

Em relação a essa estrutura, assinale a afirmativa incorreta:
A) Durante o processo de reprodução sexuada de muitas espécies de fungos, formam-se hifas especiais que crescem em agrupamentos compactos formando a estrutura III.
B) Os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados denominados de hifas que são as estruturas indicadas em II.
C) As hifas podem ser de dois tipos: hifas cenocíticas que são filamentos contínuos sem divisões transversais e hifas septadas que apresentam paredes transversais.
D) O conjunto de hifas forma o micélio, representado pela estrutura III, que irá constituir o corpo do fungo multicelular.

06) (FATEC/2014) Falta de espaço, problemas de armazenamento e umidade. Esses foram os três fatores que levaram ao descarte de 20 mil dos 35 mil livros da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, em Ponta Grossa (PR). Depois de dois laudos, que comprovaram a existência de fungos nos livros, todos os exemplares contaminados serão incinerados.
(http://tinyurl.com/l2pt6vz Acesso em: 09.09.2013. Adaptado)

Outro fator que possibilitou o crescimento dos fungos, no interior da biblioteca, foi a disponibilidade de
A) matéria inorgânica, empregada na impressão dos livros, a qual é utilizada para a produção de alimento pelos fungos, visto que eles são seres autotróficos quimiossintetizantes.
B) calor, fornecido pelo microambiente interno dos livros, necessário para o desencadeamento de reações químicas, visto que os fungos são seres autotróficos quimiossintetizantes.
C) luminosidade, fornecida pelas lâmpadas do local, a qual é necessária para a síntese de compostos utilizados como alimento, visto que os fungos são seres autotróficos fotossintetizantes.
D) matéria orgânica, fornecida pelas próprias páginas dos livros, a qual é necessária para a sobrevivência desses organismos, visto que os fungos são seres heterotróficos.
E) gás carbônico, presente no ar que circula pela biblioteca, o qual fornece energia e alimento aos fungos, visto que eles são seres heterotróficos

07) (Colégio Naval / 2017) Diversas doenças que acometem os seres humanos são causadas por microrganismos. Duas doenças muito comuns são o tétano e a candidíase oral, que são causadas por bactéria e fungo, respectivamente. O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani, que pode penetrar no organismo por cortes na pele com objetos contaminados. Já a candidíase oral, também chamada de “Sapinho”, é causada principalmente pelo fungo Candida albicans, que é encontrado na nossa flora microbiana. No entanto, quando o sistema imunológico está enfraquecido, a população de fungos aumenta causando infecções na boca.
Sendo assim, assinale a opção que apresenta, respectivamente, características de bactérias e fungos.
A) Unicelular, procarionte com parede bacteriana / unicelular, eucarionte com parede de quitina.
B) Multicelular, procarionte com parede bacteriana / unicelular, procarionte com parede de celulose.
C) Unicelular, eucarionte com membrana plasmática / unicelular, eucarionte com parede de celulose.
D) Multicelular, eucarionte com parede de amido / unicelular, procarionte com parede de quitina.
E) Multicelular, procarionte com membrana plasmática / unicelular, procarionte com parede de celulose.

08) (UFU) Orelha-de-pau ( Polyporus ) é um basidiomiceto, facilmente encontrado em matas úmidas. O corpo de frutificação fica exposto e os mais comuns são vermelhos. Qual é o nome da estrutura a partir da qual será formado esse corpo de frutificação?
A) Basidiocarpo.
B) Hifas cenocíticas.
C) Micélio.
D) Himênio.

09) (Famerp/2020) Um cogumelo apresenta os micélios aderidos ao solo. Um feijoeiro apresenta raízes que crescem entre os sedimentos do solo. Os micélios e as raízes presentes nesses organismos
A) possuem células em constantes meioses.
B) apresentam tecidos vasculares.
C) reservam glicogênio.
D) possuem parede celulósica.
E) absorvem água e sais minerais.

10) (UEA/2014) Uma empresa americana afirma ter desenvolvido uma espécie de pão à prova de mofo, que mantém o pão intacto por 60 dias. De acordo com os criadores, o alimento é submetido a um micro-ondas especial, que mata os fungos que deixam o pão mofado.
(www.perfecta.com.br)
Para que colônias de fungos não se desenvolvam sobre o pão durante o período citado na notícia, o micro-ondas
A) elimina grande parte dos esporos presentes no ar, e que entraram em contato com o pão antes do procedimento desenvolvido.
B) evapora praticamente toda água do pão, tornando o alimento desidratado e sem condições para a proliferação dos fungos.
C) destrói a parede celulósica do fungo, impedindo suas células de formarem tecidos fibrosos sobre o alimento.
D) altera a composição alimentar do pão, tornando suas moléculas impróprias para a proliferação dos fungos.
E) mata as leveduras utilizadas na fermentação para o crescimento da massa, interrompendo o processo de decomposição.

11) (Unesp/2016) O cogumelo shimeji (Pleurotus ostreatus) aos poucos vai se incorporando à culinária das grandes cidades brasileiras. Encontrado facilmente em supermercados, é usado como principal ingrediente de molhos, refogados, risotos e outros pratos.

Sobre o cogumelo shimeji, foram feitas as assertivas:
1. Trata-se de um fungo, um organismo heterótrofo que não faz fotossíntese e não produz seu próprio alimento.
2. Por ser um fungo, não sintetiza proteínas e carboidratos, tendo baixo valor nutricional.

Sobre essas assertivas, é correto dizer que
A) ambas estão corretas, e a segunda assertiva não é consequência da primeira, uma vez que a fotossíntese não é condição para a síntese de proteínas.
B) ambas estão erradas, pois os fungos são organismos autótrofos que sintetizam seu próprio alimento, são ricos em carboidratos e proteínas e têm grande valor nutricional.
C) a primeira está errada e a segunda está correta, pois, embora sejam fungos e não realizem fotossíntese, os cogumelos são autótrofos e sintetizam seu próprio alimento.
D) ambas estão corretas, e a segunda delas é consequência da primeira, uma vez que organismos que não fazem fotossíntese não sintetizam proteínas e carboidratos.
E) a primeira está correta e a segunda está errada, uma vez que, embora não realizem fotossíntese, os fungos sintetizam proteínas e carboidratos.

Gabarito das Questões sobre Fungos

01) Os fungos são organismos heterótrofos (conseguem alimento por absorção), com digestão extracorpórea e célula com parede celular à base de quitina. Muitas espécies associam-se mutualisticamente com raízes de plantas, formando as micorrizas.
Resp.: D

02) I. Verdadeira.
II. Falso. Os deuteromicetos são fungos cuja fase sexuada ainda não é conhecida.
III. Verdaeira.
IV. Falsa. Todos os fungos são heterotróficos.
Resp.: A

03) I. Falso; os fungos são aclorofilados.
II. Verdadeira.
III. Verdadeira.
IV. Falsa. Na produção industrial de iogurtes usam-se bactérias.
V. Verdadeira.
VI. Verdadeira.
Resp.: B

04) Enquanto as plantas têm o amido como principal substância de reserva, os fungos apresentam glicogênio como substância de reserva.
Resp.: E

05) No fungo esquematizado na figura, I representa o micélio reprodutivo, enquanto II mostra hifas (que são septadas – ou apocíticas – e dicarióticas, isto é, com dois núcleos). III representa o micélio vegetativo. Cada filamento que constitui o corpo de um fungo multicelular recebe o nome de hifa (que pode ser septada ou não septada); ao conjunto de hifas damos o nome de micélio. Opções B, C e D corretas.
Resp.: A

06) Para o desenvolvimento de fungos é imprescindível a existência de matéria orgânica no meio, que lhes servirão como fonte de matéria e energia, uma vez que são heterótrofos.
Resp.: D

07) As bactérias são seres unicelulares, procariontes e parede celular à base de peptideoglicano. Os fungos são unicelulares ou multicelulares, eucariontes, com parede celular à base de quitina.
Resp.: A

08) Os corpos de frutificação são estruturas complexas formadas por hifas (nome dado a cada filamento de um fungo) férteis que, em conjunto, formam o micélio reprodutivo. É neste local que serão produzidos os esporos sexuados do fungo; no caso dos basidiomicetos, esses esporos são os basidiósporos.
Resp.: C

09) Tanto o micélio que está aderido ao solo (micélio vegetativo) quanto as raízes do feijoeiro desempenham a função de absorção de nutrientes e de água.
Resp.: E

10) O mofo que aparece no pão é decorrente da germinação de esporos que entraram em contato com o pão após o seu assamento no forno. Dessa forma, para que o pão não fique mofado e mantenha suas características, a máquina deverá eliminar tais esporos.
Resp.: A

11) Os fungos são seres eucariontes, heterótrofos (não sintetizam seu próprio alimento) e apresentam digestão extracorpórea. Do ponto de vista nutricional, são excelentes fontes de diversas vitaminas (principalmente do complexo B) e de proteínas.
Resp.: E


Questões sobre Fruto e Semente

01) (FMC/2017) Na abertura das Olimpíadas de 2016, realizada no Maracanã, cada um dos atletas recebeu uma semente de uma árvore nativa do Brasil. Os esportistas, logo depois que desfilaram pelas delegações de seus países, colocaram essas sementes em um recipiente apropriado. Essas 11 mil sementes serão plantadas no Parque Radical de Deodoro.
A alternativa que melhor conceitua semente é a seguinte:
A) Óvulo maduro fecundado de plantas pteridófitas e briófitas.
B) Estrutura que se desenvolveu do óvulo e contém o embrião e reserva de alimento.
C) Óvulo das plantas gimnosperma que ainda não possui um embrião.
D) Óvulo maduro fecundado de plantas gimnospermas e pteridófitas.
E) Estrutura que se formou a partir do tegumento e endosperma do pólen.

02) (Unifaminas/2017) Analise as figuras a seguir.
Os frutos observados na figura são:
A) Secos do tipo bagas.
B) Secos do tipo drupas.
C) Carnosos do tipo bagas.
D) Carnosos do tipo drupas.

03) (Unisantos/2016) De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que deveria. A alimentação da criança e a quantidade de exercício que ela pratica são fatores determinantes para o aparecimento da obesidade infantil e das doenças associadas. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tem como objetivos a formação de hábitos alimentares saudáveis e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. Na primeira coluna, estão listados os alimentos de um cardápio e, na segunda, o órgão vegetal correspondente:
III
1. alfaceFolha
2. arrozSemente
3. azeitonaFruto
4. batataCaule
5. beterrabaCaule
6. cenouraRaiz
7. couveFolha
8. feijãoFruto
9. tomateFruto
10. vagemFruto
Indique a alternativa em que todas as classificações estão corretas.
A) 1 – 3 – 6 – 9
B) 2 – 7 – 8 – 9
C) 6 – 8 – 1 – 10
D) 1 – 3 – 5 – 9

04) (CESMAC/2016.2) O Pinhão-Roxo (Jatropha curcas) pode produzir dor abdominal, náusea e vômitos em caso de ingestão acidental de órgãos da planta formados após a fecundação do óvulo, produzidos a partir do espessamento das paredes do ovário. Tais características podem ser encontradas:
A) nas folhas.
B) nas sementes.
C) nas raízes.
D) nos frutos.
E) nas flores.

05) (UFU) Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, uma raiz tuberosa, uma epífita, uma estipe, um bulbo e um pseudofruto.
A) Batata-doce, orelha de pau, bambu, abóbora e abacaxi.
B) Cenoura, orquídea, palmeira, alho e amora.
C) Beterraba, araucária, buriti, banana e arroz.
D) Batata inglesa, filodendro, feijoeiro, salsa e maçã.
E) Banana, morango, coqueiro, cebola e figo.

06) (UEL/2018) Leia o trecho do poema a seguir.
— Trabalhando nessa terra,
tu sozinho tudo empreitas:
serás semente, adubo, colheita.
— Não levas semente na mão:
és agora o próprio grão.
(MELO NETO, J. C. Morte e Vida Severina. Universidade da Amazônia, NEAD – Núcleo de Educação à Distância. p.21-13. Disponível em: <www.nead.unama.br>. Acesso em: 28 ago. 2017).

A semente é considerada uma estrutura reprodutiva originada a partir do desenvolvimento do óvulo. Com base nos conhecimentos sobre sementes, assinale a alternativa correta.
A) Nas angiospermas, a semente é um óvulo imaturo envolvido por cinco camadas de tecidos parenquimáticos que formam os estróbilos masculino e feminino.
B) A dependência de água para a fecundação nas gimnospermas possibilita a dispersão de suas sementes nas mais diferentes regiões do planeta.
C) À semente das angiospermas é atribuído um valor significativo de sobrevivência porque ela confere nutrição ao embrião até que ocorra a germinação.
D) As sementes das gimnospermas são protegidas por um carpelo queratinizado, o que dificulta a sua ingestão e dispersão pelos animais frugívoros.
E) A germinação das sementes de gimnospermas ocorre na forma hipógea, ou seja, os cotilédones são trazidos para fora do solo, o que lhes confere uma vantagem evolutiva.

07) (Unicid/2014) A semente do ipê amarelo, Tabebuia alba, apresenta pequena quantidade de endosperma e baixa durabilidade. Trata-se de uma semente bastante fina e leve, conforme mostra a figura, e não pode ser enterrada para desenvolver seu embrião.
A germinação e a dispersão desta semente ocorrem em função, respectivamente, da presença de
A) matéria orgânica e insetos.
B) luz e vento.
C) minerais e aves.
D) baixas temperaturas e morcegos.
E) altas temperaturas e mamíferos.

08) (FCMMG/2017) “Valentes endurados no regime bruto das batalhas tinham sobressaltos de pavor ante as coisas mais vulgares e velavam, cautos, a despeito das fadigas, armando os ouvidos aos rumores vagos e longínquos das chapadas…
Torturavam-se alucinações cruéis. A deiscência das vagens das caatingueiras, abrindo-se com estalidos secos e fortes, soavam-lhes feito percussão de gatilhos ou estalos de espoletas, dando a ilusão de súbitas descargas de alguma algara noturna repentina (…)”
CUNHA, Euclides da. Abril S.A. Os Sertões. Cultural e industrial, 1979.p.340

A parte grifada no texto acima refere-se
A) ao barulho provocado por algumas plantas caatingueiras que servem de alimentos para aves noturnas.
B) aos efeitos sonoros verificados nas sementes de certas plantas, provocados por choques térmicos.
C) à abertura espontânea de frutos secos para a liberação de suas sementes.
D) ao fenômeno típico das plantas da Caatinga, decorrente das fortes insolações.

09) (UECE/2016) No que diz respeito ao cajueiro, analise as afirmações abaixo.
I. O cajueiro (Anacardium occidentale) é uma árvore originária da África, comum na região Nordeste do Brasil.
II. Seu fruto é macio, piriforme, comestível, de cor alaranjada ou avermelhada, muito apreciado na culinária nordestina.
III. Suas folhas são simples e pecioladas; seu sistema radicular é formado por uma raiz pivotante bem desenvolvida.
IV. A castanha, fruto seco do tipo aquênio, possui uma só semente ligada à parede do fruto por um só ponto.

Está correto o que se afirma em
A) III e IV apenas.
B) I, II e IV apenas.
C) I, II e III apenas.
D) I, II, III e IV.

10) (Fupac/2012) Dona Sinhá é uma simpática senhora que, nas noites frias, adora fazer sopa de legumes para os netos que vão à sua casa passar as férias.
No preparo de sua sopa, D. Sinhá usa os seguintes ingredientes: batata-inglesa, chuchu, abóbora madura, cenoura, salsa, cebolinha, pimenta do reino e macarrão (trigo).
Considerando o conceito botânico de legume, pode-se afirmar que na sopa de D. Sinhá
A) nenhum legume foi usado.
B) foi usado somente um legume.
C) foram usados dois legumes.
D) foram usados três legumes.
E) somente o trigo, a cebolinha, a salsa e a pimenta não são legumes.

11) (UEM/2015) Sobre os diferentes órgãos vegetais utilizados na alimentação humana, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Gengibre, cebola, beterraba e mandioca são exemplos de raízes.
02) Tomate, uva, goiaba e pepino são classificados como frutos do tipo baga.
04) A banana é um exemplo de fruto partenocárpico, dentro da qual os pontos escuros correspondem aos óvulos não desenvolvidos.
08) A semente de soja é encontrada dentro de um fruto seco deiscente conhecido como legume.
16) A cana-de-açúcar apresenta caule do tipo estipe, encontrado nas monocotiledôneas.

Gabarito das Questões sobre Fruto e Semente

01) A semente é proveniente do desenvolvimento do óvulo, após a fecundação. Em seu interior encontra-se o embrião e o material de reserva. No caso das gimnospermas, o tecido de reserva é haploide (n), enquanto nas angiospermas a reserva nutritiva é triploide (3n).
Resp.: B

02) As imagens mostram frutos com polpa suculenta (frutos carnosos) e uma grande semente, característica das drupas.
Resp.: D

03) Estão incorretos: arroz (é fruto seco do tipo cariopse); batata (se for batata doce é uma raiz tuberosa; se for batata inglesa é caule do tipo tubérculo), beterraba (é raiz tuberosa) e feijão (semente).
Resp.: A

04) O ovário desenvolvido corresponde ao fruto. Em alguns casos, ocorre desenvolvimento do ovário sem que ocorra a fecundação, originando os frutos partenocárpicos (que não possuem sementes. Ex.: laranja baía).
Resp.: D

05) Como opções de raízes tuberosas: mandioca, batata-doce, nabo, beterraba, cenoura
Epífitas são plantas que se desenvolvem sobre outras, sem prejudica-las, como as bromélias.
Estipe é o caule das palmeiras.
Bulbo é o caule subterrâneo característico do alho e da cebola.
Como pseudofrutos, podem ser citados o figo, a amora e o caju.
Resp.: B

06) A semente é um órgão derivado do desenvolvimento do ovário e contém, além do embrião, uma reserva nutritiva, capaz de manter o embrião até a germinação.
Resp.: C

07) Devido à pequena quantidade de reserva nutritiva, a semente do ipê germina na presença de luz (fotoblástica positiva). Como é muito leve, o vento é o principal agente dispersor.
Resp.: B

08) O termo “deiscência” significa abertura. As vagens são frutos secos, característicos de plantas da família das leguminosas.
Resp.: C

09) Os itens I e II estão errados. O cajueiro é uma planta nativa da América do Sul e a parte suculenta que se come corresponde ao pseudofruto, formado pelo desenvolvimento do pedúnculo floral (ou pedicelo).
Resp.: A

10) Considerando o conceito botânico de legume (fruto seco, deiscente, com duas aberturas longitudinais), na sopa de D. Sinhá não havia nenhum legume. A batata-inglesa é um caule do tipo tubérculo, o chuchu é um fruto carnoso, tal como a abóbora madura e a pimenta do reino. A cenoura é uma raiz tuberosa; da salsa e da cebolinha se usa a folha e a parte utilizada do trigo para fazer o macarrão é a reserva da semente.
Resp.: A

11)
01. Falso. Gengibre e cebola são exemplos de caules (rizoma e bulbo, respectivamente).
02. Verdadeiro.
04. Verdadeiro.
08. Verdadeiro.
16. Falso. O caule da cana é do tipo colmo.
Fonte: