01) (FASB/2017) As gimnospermas e as angiospermas são plantas vasculares que apresentam raiz, caule e folhas.
Uma característica comum apenas a esses dois grupos de plantas é a presença de
A) rizoide, estrutura basal de fixação e fundamental para colonização de ambientes terrestres.
B) fruto, estrutura que protege as sementes e pode auxiliar na dispersão desses grupos de plantas.
C) sementes, que fornecem proteção ao embrião e podem estar expostas ou protegidas dentro de frutos.
D) vasos condutores, formados por células especializadas que transportam água e fotoassimilados.
E) esporos, cuja germinação através de mitoses sucessivas resulta em um gametófito multicelular.
02) (UFRGS/2017) Observe a figura abaixo, que ilustra as relações evolutivas dos grupos das Gimnospermas e Angiospermas.
Adaptado de: SADAVA et al. Vida: a ciência da Biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009. v. 2.
Com base na figura, a correspondência correta dos itens I e II, na ordem em que aparecem, é
A) folhas – cones.
B) sementes – flores.
C) frutos – embriões.
D) ovários – esporos.
E) estróbilos – grãos de pólen.
03) (Albert Einstein/2016) Um pesquisador aplicou uma solução de auxina em pistilos de uma planta e, em seguida, as flores dessa planta foram protegidas para evitar a ação de agentes polinizadores. Depois de certo tempo, obtiveram-se frutos simples, quanto à origem carpelar, porém sem sementes.
A planta em questão
A) é uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o crescimento do ovário.
B) é uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo.
C) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o desenvolvimento do ovário.
D) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo.
04) (FMP/2017) O projeto Flora do Brasil 2020 tem como objetivo fazer a divulgação de descrições, chaves de identificação e ilustrações para todas as espécies de plantas, algas e fungos conhecidos no país.
A Tabela abaixo mostra a distribuição das 46.104 espécies nativas reconhecidas até o momento.
Algas | 4.747 |
Angiospermas | 32.813 |
Briófitas | 1.526 |
Fungos | 5.711 |
Gimnospermas | 30 |
Samambaias e Licófitas | 1.277 |
Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/>. Acesso em: 23 jun. 2016.
De acordo com a Tabela, o número de espécies nativas brasileiras do reino Plantae, reconhecidas até o momento, portadoras de vasos condutores de seiva é
A) 32.813
B) 32.843
C) 34.120
D) 35.646
E) 39.831
05) (FMABC/2015) Considere os seguintes grupos de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Das características abaixo a única que é apresentada por todos esses grupos é
A) presença de tecidos condutores de seiva.
B) formação de sementes.
C) estrutura de reprodução com ovário e óvulos.
D) geração esporofítica duradoura.
E) produção de esporos por meiose.
06) (Pism – UFJF/2016) Ao caminhar pela sua cidade, um estudante do ensino médio observou as seguintes plantas:
I. Musgo
II. Samambaia
III. Pinheiro
IV. Goiabeira
V. Ipê amarelo
Após analisá-las, fez as afirmações abaixo. Assinale a opção com a alternativa CORRETA:
A) apenas uma dessas plantas não apresenta raiz, caule e folha diferenciados.
B) apenas duas dessas plantas não apresentam tecidos condutores de seiva.
C) apenas duas dessas plantas apresentam sementes.
D) apenas duas dessas plantas apresentam processos de polinização.
E) apenas uma dessas plantas apresenta fruto.
07) (UPE/2015) Um naturalista amador, interessado por plantas, poderia iniciar seus estudos com as Angiospermas, por causa de uma ampla distribuição de espécies no mundo. Algumas características permitem dividi-las em duas classes. Assim, o naturalista poderia explorar um fruto, cortando-o ao meio e procurando o número de cotilédones, dois ou um, dicotiledônea ou monocotiledônea, respectivamente. Além dessas características, outras diferenças podem ser observadas a seguir:
Características | Dicotiledônea | Monocotiledônea |
Nervação | Paralela | Reticulada |
Vasos | Círculos | Espalhados |
Raiz | Pivotante | Fasciculada |
Flor | Elementos florais geralmente com múltiplos de 4 ou 5. | Elementos florais geralmente com múltiplos de 3 |
Estão CORRETAS:
A) I e II, apenas.
B) I, apenas.
C) I, II, III e IV.
D) II, IV, apenas.
E) II, III e IV, apenas.
08) (UECE/2017) Com o objetivo de resolver o problema de erosão em sua propriedade, um fazendeiro comprou mudas de plantas indicadas por um biólogo. Essas mudas apresentam raízes fasciculadas, nervuras paralelas e flores trímeras, portanto, são representantes das
A) leguminosas.
B) samambaias.
C) cicadáceas.
D) gramíneas.
Gabarito das Questões sobre Angiospermas
01) Tanto as angiospermas quanto as gimnospermas são plantas portadoras das sementes. No caso das angiospermas, as sementes encontram-se protegidas pelo fruto, enquanto nas gimnospermas são sementes nuas.
Resp.: C
02) O número I indica uma característica comum a gimnospermas e a angiospermas como, por exemplo, a semente. Já o item II mostra uma característica exclusiva das angiospermas como, por exemplo, flores e frutos.
Resp.: B
03) A ocorrência de frutos simples de origem carpelar coloca essa planta no grupo das angiospermas. No caso, ocorreu uma indução à partenocarpia (formação de frutos sem sementes) com a aplicação do hormônio auxina.
Resp.: A
04) Os grupos de plantas portadoras de vasos condutores de seiva são: pteridófitas (samambaias e licófitas) gimnospermas e angiospermas.
Resp.: C
05) Em todos os grupos de plantas citados ocorre o ciclo de vida com alternância de gerações, com meiose espórica.
Resp.: E
06) O musgo é uma planta do grupo das briófitas, que não possui raiz, caule e folhas diferenciadas (é comum o uso dos termos rizoides, cauloide e filoides para essas plantas). Todos os demais exemplos são de plantas com tais órgãos diferenciados.
Resp.: A
07) A questão aborda os dois grandes grupos de angiospermas: monocotiledôneas e dicotiledôneas.
No quadro comparativo entre os dois grupos, apenas o item I está incorreto. Nas monocotiledôneas a nervação é do tipo paralela, enquanto nas dicotiledôneas a nervação é peninérvea (ou reticulada).
Resp.: E
08) As características citadas no enunciado são típicas das monocotiledôneas como, por exemplo, as gramíneas.
Resp.: D
Questões comentadas sobre Angiospermas – 2018
01) (UDESC/2017) Flores desprovidas de pétalas coloridas, sem nectários com grande produção de grãos de pólen, os quais são pequenos e leves, caracterizam plantas com polinização do tipo
A) entomófila
B) ornitófila
C) artificial
D) anemófila
E) hidrófila
02) (UFLA) As angiospermas, como as laranjeiras, feijoeiros e cajueiros, têm as sementes contidas nos frutos e constituem o grupo de plantas com maior número de espécies.
Apresentam-se, a seguir, quatro proposições com relação à fecundação das angiospermas:
I – É independente da água.
II – Fecundação dupla.
III – Endosperma é derivado da união do núcleo gamético com dois núcleos polares.
IV- Endosperma diploide.
Assinale a alternativa CORRETA.
A) Somente as proposições II e III são corretas.
B) Somente as proposições I, III e IV são corretas.
C) Somente as proposições II, III e IV são corretas.
D) Somente as proposições I, II e III são corretas.
03) (Faminas/2017) Observe a figura a seguir
(Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/angiospermas2.php.)
Em relação aos aspectos das nervuras, a folha ilustrada anteriormente é do tipo:
A) Peninérvea, com nervuras paralelas, características da eudicotiledôneas.
B) Peninérvea, com nervuras paralelas, características da monocotiledôneas.
C) Paralelinérvea, com nervuras paralelas, características da eudicotiledôneas.
D) Paralelinérvea, com nervuras paralelas, características da monocotiledôneas.
04) (Fupac/2015) A figura abaixo mostra três pés de milho, vegetal muito usado na dieta humana, na produção de ração e até de combustível. Na figura, as setas indicadas por 1 e por 2 indicam, respectivamente
A) o local de onde a abelha retira o néctar e o local de produção do grão de pólen.
B) o local de produção de óvulos e o local de produção de grãos de pólen.
C) o gametófito masculino e o gametófito feminino.
D) o local onde se encontram os estigmas e o local onde se encontram os sacos polínicos.
E) a inflorescência masculina e a inflorescência feminina.
05) (FUVEST) A planta do guaraná Paullinia cupana tem 210 cromossomos. Outras sete espécies do gênero Paullinia têm 24 cromossomos. Indique a afirmação correta:
A) As espécies do gênero Paullinia que têm 24 cromossomos produzem gametas com 24 cromossomos.
B) Na meiose das plantas do gênero Paullinia que têm 24 cromossomos ocorrem 24 bivalentes.
C) Paullinia cupana é diplóide, enquanto as outras sete espécies são haplóides.
D) Os gametas de Paullinia cupana têm 105 cromossomos.
E) O endosperma da semente de Paullinia cupana tem 210 cromossomos.
06) (UFTM/2012) Um grupo de alunos separou todas as sementes de uma melancia, contabilizando 300 sementes
Considerando que todas as sementes continham embriões e tecidos nutritivos, pode-se afirmar corretamente que o número de núcleos masculinos que participaram da formação de todas essas sementes foi
A) 2.
B) 150.
C) 300.
D) 600.
E) 1 800.
07) (UFRGS/2016) No processo evolutivo das Angiospermas, ocorreram vários eventos relacionados à reprodução. Assinale a afirmação correta em relação a esses eventos.
A) Os insetos visitam as flores para alimentar-se dos carpelos, o que favorece a fecundação.
B) As aves que se alimentam de frutos carnosos são os principais agentes de polinização dessas espécies.
C) Estames longos favorecem a dispersão dos frutos pelo vento e por insetos.
D) A dispersão dos frutos pela água foi uma conquista das angiospermas mais evoluídas.
E) A interação entre plantas, polinizadores e dispersores de sementes é, em sua maioria, mutualística.
08) (UTFPR/2016) A respeito da cana de açúcar, muito utilizada na produção de açúcar, bebidas alcoólicas e etanol (biocombustível), podemos afirmar que:
A) possui raiz do tipo tubérculo, cheio de reservas nutritivas.
B) é uma gimnosperma, pois não possui flores nem sementes.
C) o açúcar acumulado nas folhas é produzido através da quimiossíntese, processo de síntese sem necessidade de luz.
D) é uma monocotiledônea com caule do tipo colmo cheio, onde acumula material nutritivo.
E) é uma dicotiledônea, possui raiz axial e tuberosa.
Gabarito das Questões sobre Angiospermas
01) Pólen seco e leve, fácil de ser carregado, e em grande quantidade é característica de plantas polinizadas pelo vento (síndrome de polinização anemófila).
Resp.: D
02) Somente o item IV está incorreto. Nas angiospermas o tecido de reserva da semente é triploide, formado pela fecundação de dois núcleos polares por um núcleo espermático.
Resp.: D
03) A figura mostra uma folha com nervuras paralelas entre si, característica do grupo das monocotiledôneas.
Resp.: D
04) A seta de número 1 mostra a inflorescência masculina, onde são produzidos os grãos de pólen. Já a seta 2 mostra “os cabelos” da espiga de milho, que correspondem aos carpelos da planta, ou seja, à parte feminina das diversas flores cujos ovários encontram-se no sabugo e que darão origem ao grão de milho após a fecundação.
Resp.: E
05) A questão é bastante simples e envolve noções de ploidia. Para a resolução da questão, basta o aluno lembrar de que os gametas são células haploides. Assim, como a fase dominante das plantas citadas é o esporófito (tem células diploides), os gametas produzidos pela Paullinia cupana têm 105 cromossomos e os gametas produzidos pelas outras espécies têm 12 cromossomos.
Resposta: D
06) A melancia é uma planta do grupo das angiospermas. Neste grupo de plantas ocorre uma dupla fecundação. Um dos núcleos espermáticos fecunda a oosfera, o que dá origem ao embrião, enquanto o outro núcleo espermático fecunda os núcleos polares, formando o endosperma secundário (reserva nutritiva). Assim, para cada semente, há o envolvimento de 2 núcleos espermáticos. Como foram produzidas 300 sementes, foram envolvidos 600 núcleos espermáticos.
Resp.: D
07) Analisando cada item:
A) Falso. A maioria dos insetos que visita a flor se alimenta do néctar.
B) Falso. Neste caso, as aves estariam participando da dispersão da espécie e não da polinização.
C) Falso. Estames longos favorece a dispersão do pólen pelo vento.
D) Falso. A dependência da água para a dispersão limita o habitat da planta a regiões próximas à água.
E) Verdadeira. Quase sempre, a associação é benéfica para tanto para a planta como para o animal.
Resp.: E
08) A cana-de-açúcar é uma planta do grupo das monocotiledôneas. Possui caule do tipo colmo, cheio, onde ficam armazenadas as reservas nutritivas.
Resp.: D
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