quinta-feira, 18 de junho de 2020

Questões sobre Fotossíntese


Questões sobre Fotossíntese - Parte 1

01) (Enem/2013) Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica no solo. 
ROSA, A.H.; COELHO, J.C.R. Cadernos Temáticos da Química Nova na Escola. São Paulo, n.5. nov.2003 (adaptado).

De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?

A) Evitando a rotação de culturas.

B) Liberando o CO2 presente no solo.

C) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.

D) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.

E) Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.

01) (Enem/2013) Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica no solo. 
ROSA, A.H.; COELHO, J.C.R. Cadernos Temáticos da Química Nova na Escola. São Paulo, n.5. nov.2003 (adaptado).

De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?

A) Evitando a rotação de culturas.

B) Liberando o CO2 presente no solo.

C) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.

D) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.

E) Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.

02) (Albert Einstein/2017)  Uma certa solução de coloração rósea, indicadora de pH, torna-se amarela em meio ácido e roxa em meio alcalino.

Em um experimento, uma quantidade desta solução é colocada em tubos de ensaio, que são hermeticamente fechados por rolhas. No interior de cada tubo coloca-se uma folha, que fica presa à rolha, conforme mostrado no esquema abaixo. Alguns desses tubos são mantidos no escuro (lote A) e outros ficam expostos à luz (lote B).

Após algum tempo, espera-se que a solução nos tubos do lote A torne-se

A) amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha e a do lote B roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha.

 

B) roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

 

C) amarela, devido ao consumo de oxigênio pela folha e a do lote B roxa, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

 

D) roxa, devido à liberação de oxigênio pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

 

03) (VUNESP/2016)  Em 1883, Theodor W. Engelmann iluminou um filamento de alga fotossintetizante com uma luz decomposta através de um prisma, expondo-o a diferentes comprimentos de onda. Além disso, adicionou bactérias aeróbicas ao meio, obtendo o resultado mostrado na imagem.

Sobre o experimento, é correto afirmar que:

A) próximo ao comprimento de onda 550 nm, não há aglomeração de bactérias devido à produção de gás oxigênio, que é tóxico para esses micro-organismos.

B) entre os comprimentos de onda 500 e 600 nm, o processo fotossintético é mais eficiente, pois a alta concentração de gás carbônico afasta as bactérias.

C) na região cujo comprimento de onda é próximo de 450 nm, há muito acúmulo de bactérias devido à maior disponibilidade de glicose.

D) nas regiões com maior disponibilidade de gás oxigênio, oriundo da fotossíntese realizada pelo filamento de alga, há maior aglomeração de bactérias.

E) na região onde o comprimento de onda equivale à luz verde, há pouco acúmulo de bactérias devido à intolerância delas à exposição a esta cor de luz.

04) (Albert Einstein/2016.2) Analise o esquema abaixo, que se refere, de forma bem simplificada, ao processo de fotossíntese. Suponha que uma cultura de algas verdes seja iluminada e receba gás carbônico com o isótopo C-14 e água com o isótopo O-18. Pode-se afirmar que:

A) o gás carbônico participa das etapas A e B e prever que ocorra produção de glicose com o isótopo C-14 nas duas etapas.

B) o gás carbônico participa apenas da etapa A e prever que ocorra produção de glicose com o isótopo C-14 nesta etapa.

C) a água participa das etapas A e B e prever que ocorra liberação de oxigênio com o isótopo O-18 nas duas etapas.

D) a água participa apenas da etapa A e prever que ocorra liberação de oxigênio com o isótopo O-18 nesta etapa

05) (Unicamp/2016) A concentração de CO2 na atmosfera em uma floresta varia ao longo de um dia e está intimamente associada com a fisiologia (fotossíntese e respiração) das espécies presentes. A concentração de CO2 na atmosfera também varia em função da disponibilidade de água no ambiente. Considerando o gráfico abaixo, é correto afirmar que

A) a fotossíntese das plantas é maior no início e no final do período diurno.

B) as plantas respiram mais na estação chuvosa.

C) na estação seca, há um pico de respiração às 12 horas.

D) as plantas fazem mais fotossíntese e respiram menos na estação chuvosa

06) (UFSCar) No gráfico, estão representadas as taxas de fotossíntese e respiração de uma determinada planta, quando submetida a diferentes intensidades luminosas.

A partir do ponto A, com o aumento da intensidade luminosa pode-se dizer que a planta está

A) produzindo e consumindo o mesmo volume de CO2.

B) produzindo e consumindo matéria orgânica em iguais quantidades.

C) aumentando a taxa de respiração e produção de CO2.

D) diminuindo a taxa de fotossíntese e reduzindo a produção de CO2.

E) produzindo mais matéria orgânica do que consumindo.

Gabarito das Questões sobre Fotossíntese - Parte 1

01) Durante o processo de fotossíntese, os vegetais retiram CO2 da atmosfera e o convertem em matéria orgânica reduzindo, assim, a concentração de um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Resp.: C

02) No lote A, devido à ausência de luz, ocorre somente respiração celular, o que ocasiona um aumento da concentração de gás carbônico no meio, reduzindo o pH (meio torna-se ácido). Na presença de luz (lote B), ocorre consumo de gás carbônico, uma vez que a folha  realiza a fotossíntese. Isso reduz a acidez do meio (aumenta o pH), deixando a solução com coloração roxa.

Resp.: A

03) Como as bactérias são aeróbicas, exigem O2 no processo respiratório. Dessa forma, concentrarão nas regiões com maior disponibilidade desse gás.

Resp.: D

04) A água participa da fase fotoquímica da fotossíntese (na fotofosforilação acíclica), como doadora de elétrons para clorofilas e doadora de H+ para produção de NADPH. A quebra da água (fotólise da água) libera gás oxigênio (O2) para o meio.

Resp.: D

05) Analisando o gráfico, observa-se que a taxa respiratória na estação chuvosa é maior que na estação seca (o fluxo de CO2 no período noturno é maior na estação chuvosa, indicando maior taxa respiratória).

Resp.: B

06) A partir do ponto indicado por A a taxa fotossintética supera a taxa respiratória. Isso significa que a planta está produzindo mais matéria orgânica que consumindo.

Resp.: E

Questões sobre Fotossíntese - Parte 2

01) (FCSB/2015) Plantas de proveta

Do solo da região de Petrolina, no sertão de Pernambuco, nasce um tipo exótico de fruta: a uva com sabor de algodão doce. Não se trata de uma anomalia. Pelo contrário. A variedade é resultado de investimentos elevados.(Veja, 25.06.2014.)

Independentemente dos processos biotecnológicos que levaram à produção dessa variedade de uva, é correto afirmar que, considerando-se a fisiologia vegetal, o sabor adocicado das frutas resulta da

A) oxidação de glicídios nas mitocôndrias, a partir do O2 resultante da fotólise da água, os quais são utilizados nos cloroplastos para a construção de carboidratos.

B) produção de glicídios nos amiloplastos, a partir do CO2 absorvido do ar e do O2 resultante da fotólise da água e, ainda, da produção de ácidos graxos e carotenoides por eles.

C) produção de glicídios nos cloroplastos, a partir do O2 absorvido do ar e das proteínas sintetizadas por eles.

D) oxidação dos glicídios nas mitocôndrias, a partir do O2 absorvido do ar e da síntese de aminoácidos por elas.

E) produção de glicídios nos cloroplastos, a partir do CO2 absorvido do ar e da síntese de ácidos graxos e carotenoides por eles.

02) (UFRGS/2017) No bloco superior abaixo, são citadas duas estruturas presentes nos cloroplastos; no inferior, características dessas estruturas.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1 - Tilacoides

2 - Estroma

( ) A luz absorvida pelo pigmento é transformada em energia química.

( ) Enzimas catalisam a fixação de CO2.

( ) Parte do gliceraldeído-3-fosfato resulta na produção de amido.

( ) A oxidação de moléculas de água produz elétrons, prótons e O2.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A) 1 – 2 – 2 – 1.

B) 1 – 1 – 2 – 2.

C) 1 – 2 – 2 – 2.

D) 2 – 1 – 1 – 1.

E) 2 – 1 – 1 – 2.

03) (Unioeste/2017) O processo de fotossíntese consiste, basicamente, na produção de compostos orgânicos a partir do CO2 e H2O, utilizando energia luminosa. Este processo ocorre nos organismos clorofilados, tais como as plantas.

Em relação à fotossíntese nos vegetais, são feitas as seguintes afirmativas:

I- A energia luminosa solar é captada por pigmentos presentes nos cloroplastos, sendo os principais denominados clorofilas a e b;

II- Quanto maior a concentração de CO2 e a intensidade luminosa, maior será a taxa fotossintética;

III – O único fator limitante do processo é a energia luminosa, uma vez que o processo não ocorre na ausência de luz;

IV- O ponto de compensação fótico corresponde à intensidade de energia luminosa na qual as taxas de fotossíntese e de respiração se equivalem.

São VERDADEIRAS as afirmativas

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I e III.

E) III e IV.

04) (UFMG) Observe esta figura, em que estão representados subprodutos de dois processos – I e II.

Fotossíntese


Considerando-se as informações dessa figura, é INCORRETO afirmar que:

A) nos campos e florestas, o processo II apresenta maior taxa no período noturno.

B) em ambientes agrícolas e estuários marinhos, o processo I é responsável pela maior taxa de O2 presente na atmosfera.

C) no processo I, há formação de compostos energéticos e, no processo II, se verifica liberação de energia.

D) no processo I, o produto eliminado é produzido pela fotólise da água e, no processo II, o produto que se elimina é formado após a oxidação da glicose.

05) (Enem/2017)  Pesquisadores conseguiram estimular a absorção de  energia luminosa em plantas graças ao uso de nanotubos de carbono. Para isso, nanotubos de carbono “se inseriram” no interior dos cloroplastos por uma montagem espontânea, através das membranas dos cloroplastos

Pigmentos da planta absorvem as radiações luminosas, os elétrons são “excitados” e se deslocam no interior de membranas dos cloroplastos, e a planta utiliza em seguida essa energia elétrica para a fabricação de açúcares.

Os nanotubos de carbono podem absorver comprimentos de onda habitualmente não utilizados pelos cloroplastos,  e os pesquisadores tiveram a ideia de utilizá-los como “antenas”, estimulando a conversão de energia solar pelos cloroplastos, com o aumento do transporte de elétrons.

Nanotubos de carbono incrementam a fotossíntese de plantas. Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 14 nov. 2014 (Adaptado)

O aumento da eficiência fotossintética ocorreu pelo fato de os nanotubos de carbono promoverem diretamente a

A) utilização de água

B) absorção de fótons

C) formação de gás oxigênio

D) proliferação dos cloroplastos

E) captação de dióxido de carbono.

06) (PUC-SP/2017.2) O botânico inglês F.F. Blackman notabilizou-se por seus estudos sobre fotossíntese vegetal. Ele mediu os efeitos de diferentes intensidades luminosas, concentrações de CO2 e temperaturas sobre a taxa de fotossíntese. Alguns dos resultados de seus experimentos podem ser visualizados no gráfico a seguir.



Considerando o gráfico ao lado e os seus conhecimentos sobre esse processo biológico, pode-se concluir que, na fotossíntese,

A) a síntese de carboidratos é um fenômeno que não depende da temperatura.

B) o fator luz é o único responsável pelas variações na taxa fotossintética.

C) ocorrem fenômenos que dependem diretamente da luz e fenômenos independentes da luz.

D) as limitações de CO2 e de temperatura são superadas quando há bastante luz


Gabarito das Questões sobre Fotossíntese - Parte 2

01) O sabor adocicado das frutas deve-se à produção de açúcares no processo da fotossíntese, com a utilização de água, CO2 e energia luminosa.

Resp.: E

02) A absorção de energia luminosa e sua conversão em energia química (no ATP) ocorre na fase fotoquímica, que ocorre nos tilacoides. A fixação do CO2 ocorre na fase química, que ocorre no estroma. A produção de amido a partir do gliceraldeído-3-fosfato ocorre no estroma (fase química). A quebra da água, com a consequente formação de O2 ocorre na fase fotoquímica (nos tilacoides).

Resp.: A

03) I. Verdadeiro

II. Falso. A taxa fotossintética estabiliza após certo valor da intensidade luminosa ou da concentração de CO2.

III. Falso. Temperatura, concentração de CO2 e disponibilidade de água também interferem na fotossíntese.IV. Verdadeiro.Resp.: B

4) O processo II indica a taxa respiratória. Sua intensidade não sofre grandes alterações quando se compara o dia e a noite (pode-se dizer que animais de hábito noturno têm uma taxa respiratória maior à noite). Em plantas, por exemplo, a variação é muito pequena, o que deixa a alternativa A incorreta.Resp.: A

05) A utilização dos nanotubos aumenta a absorção de energia luminosa, ou seja, aumenta a absorção “de partículas de luz” – os fótons, pelos cloroplastos.Resp.: B

06) O processo fotossintético ocorre em duas etapas: uma fotoquímica (dependente de luz, como a fotofosforilação) e a fase química (que não depende diretamente da luz).Resp.: C

Nenhum comentário:

Postar um comentário