A célula
A célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos, exceto dos vírus. Ela pode ser classificada em dois grandes grupos: procariontes e eucariontes.
As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos (exceto os vírus). Estruturalmente, costuma-se dizer que as células apresentam membrana plasmática, citoplasma e núcleo, mas essa última estrutura só está presente em células eucariontes. Nas células procariontes, o material genético está disperso no citoplasma.
→ Membrana plasmática
A membrana plasmática envolve a célula e apresenta como papel primordial o controle da entrada e saída de substâncias na célula. Essa propriedade garante que o meio interno mantenha suas características.
A membrana plasmática é formada por duas camadas de fosfolipídios, os quais apresentam seus grupamentos hidrofóbicos voltados para o centro da célula e os grupamentos hidrofílicos voltados para a superfície da membrana. Além de fosfolipídios, estão inseridas na membrana proteínas, que podem estar fracamente associadas (proteínas periféricas) ou diretamente incorporadas (proteínas integrais).
Na superfície externa da membrana, encontramos uma camada chamada de glicocálice. Essa camada, que é mal delimitada, é constituída por glicoproteínas, glicolipídios e proteoglicanos.
→ Citoplasma
O citoplasma é o local da célula que abriga as organelas celulares, o citoesqueleto e depósitos de proteínas, lipídios, carboidratos e pigmentos. Ele é constituído por uma matriz denominada de citosol, o qual é formado por água, aminoácidos, proteínas e nutrientes.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Existem diferentes organelas celulares, as quais se diferenciam por sua estrutura e função. Como exemplos de organelas, podemos citar:
- Mitocôndrias: Organela responsável pela produção de energia para a célula;
- Retículo endoplasmático granuloso: Secreta proteínas no citoplasma que serão utilizadas pela própria célula ou exportadas;
- Retículo endoplasmático agranular: Atua na síntese de esteroides e neutraliza substâncias tóxicas;
- Complexo golgiense: Relaciona-se com a secreção celular;
- Lisossomos: Responsáveis pela digestão intracelular;
- Ribossomos: estão relacionados com a síntese de proteínas;
- Peroxissomos: oxidam substratos orgânicos.
→ Núcleo
O núcleo é a região das células eucariontes onde todas as atividades celulares são controladas. É o local em que encontramos os cromossomos, os quais são formados a partir de DNA. Também é no núcleo que estão localizados os nucléolos, os quais são responsáveis pela produção de ribossomos. O conteúdo do núcleo é separado do citoplasma pelo envoltório nuclear, uma membrana rica em poros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário