O que Significa Metamorfose?
Animais que sofrem metamorfose
Durante o desenvolvimento alguns animais sofrem metamorfose. Descubra como o processo acontece em diferentes seres vivos.
Metamorfose dos insetos
Os insetos também sofrem várias transformações até a fase adulta. Em alguns deles, a metamorfose é incompleta, ou seja, depois da eclosão do ovo é liberada uma ninfa, já semelhante ao adulto. Isso acontece com cupins, percevejos, piolhos, gafanhotos e grilos.Em outras espécies, a metamorfose é completa. Depois do ovo, o formato é de larva, bastante diferente do adulto. Com o desenvolvimento, a larva forma um casulo, passando a ser chamada de pupa ou crisálida, no qual permanece até assumir a forma adulta.Borboletas e mariposas são os principais exemplos dessa transformação, mas moscas, besouros, abelhas, joaninhas e pulgas sofrem o mesmo processo.O desenvolvimento dos insetos pode ser direto (ametábolos) ou indireto (metábolos). No desenvolvimento direto, quando eclode o ovo (insetos são ovíparos) nasce um jovem semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose. Nos animais com desenvolvimento indireto ocorre a metamorfose para chegar à fase adulta, que pode ser completa ou incompleta.
Metamorfose Completa
Os animais com metamorfose completa são chamados holometábolos: passam por várias fases até atingirem a forma adulta. Tanto a forma e estrutura do corpo como os hábitos de vida mudam bastante durante os estágios de desenvolvimento. Um exemplo muito conhecido é da borboleta.
Metamorfose da Joaninha
Metamorfose Incompleta
Metamorfose do Percevejo de Cama
Metamorfose dos anfíbios
Nos anfíbios, a metamorfose inclui diversas mudanças. Normalmente, a larva eclode de um ovo. Durante o desenvolvimento, ocorre encurtamento do intestino, formação de patas e desaparecimento de brânquias.
O sapo ilustra essa metamorfose. Ele começa sua vida como um girino, sem patas, com o corpo oval e curto, cauda e brânquias. Conforme vai se desenvolvendo, perde a cauda, em um processo chamado apoptose, e desenvolve patas, assumindo o estágio adulto.Os anfíbios têm metamorfose completa. Os ovos eclodem na água e nascem os girinos, formas larvais aquáticas que possuem cauda e brânquias. À medida que o girino cresce, as brânquias desaparecem e surgem as pernas.Nos anuros como as rãs primeiro são formadas as pernas posteriores e depois as anteriores, em sequência a cauda encolhe. A cauda ainda aparece no sapo jovem, mas some completamente no adulto, que já tem os pulmões completamente formados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário