vulcão é uma abertura na crosta terrestre. E, através dessa abertura, é derramado lava, cinzas, vapor de água e outros gases. Tudo isso vindo do interior da terra.
Não podemos esquecer também que toda essa matéria se encontra em alta temperatura. Normalmente, todos os vulcões possuem uma série de atividades e esse conjunto de atividades é chamado de vulcanismo.
Existem diversos tipos de vulcões e, cada um deles, vai ter um tipo de atividade diferente ou um tipo de vulcanismo diferente. Porém, os mais comuns são constituídos por uma espécie de edifício chamado cone vulcânico, além da cratera e da chaminé. Existem casos em que vamos encontrar também um cone secundário, com sua chaminé e cratera, mas ele é alimentado pelo principal.
Quando ocorrem as erupções vulcânicas, que é o momento em que diversos materiais são expelidos pelos vulcões, nós vamos encontrar materiais em diversos estados físicos. Os materiais sólidos que são expelidos são chamados de piroclastos.
Os materiais líquidos que são provenientes da crosta do magma são chamados de lavas. O magma também costuma liberar gás ou vapor nesse processo.
A atividade vulcânica ou vulcanismo é algo bem variável e diversificado. E isso, claro, depende de alguns fatores. Tais como as propriedades químicas do magma, a sua temperatura e os níveis de água e gases presentes nas matérias que formam os gases. Além, é claro, das condições da expulsão de toda a matéria existente no interior do vulcão.
De uma forma geral, podemos dizer que existem três tipos de erupções vulcânicas: a erupção efusiva; a erupção explosiva; e a erupção mista.
Mas quais são as principais diferenças entre esses tipos de erupções?
Na erupção efusiva, a emissão de lava ocorre de forma lenta, onde o magma é fluido e os gases são liberados suavemente. Nesse tipo de erupção, os cones costumam ser baixos. Um exemplo desse tipo de erupção é o que está ocorrendo com o vulcão Mauma Loa no Havaí.
Na erupção explosiva, ocorre a liberação de uma grande quantidade de materiais sólidos. Os magma são liberados de forma violenta e eles costumam ser viscosos. Nesse processo, também são liberados piroclastos. Um exemplo desse tipo de erupção que podemos falar é o que ocorreu com o monte Santa Helena nos Estados Unidos.
Falando agora sobre a erupção mista, nós vamos ser a alternância entre explosões violentas, como na explosiva, e emissão lenta de lava, como ocorre com a efusiva.
O cone tem camadas de piroclastos e lava solidificada. O vulcão Etna, na Itália, é um ótimo exemplo desse tipo de vulcanismo.
monte Santa Helena
Vulcão Etna volta a entrar em erupção
Atividades vulcânicas
https://youtu.be/7g94kUk3MDk
]
Nenhum comentário:
Postar um comentário